quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comemorações 150 anos da Batalha de Solferino

"Celebram-se este ano os 150 anos da Batalha de Solferino, marco histórico na fundação do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

As comemorações tiveram lugar no passado mês de Junho em Solferino, Itália, e contaram com a representação da Juventude Cruz Vermelha em dois importantes eventos: o 3º Encontro Mundial da Juventude e a Fiaccolata.

Entre os dias 23 e 27 de Junho, a comitiva portuguesa de 5 elementos juntou-se a cerca de 600 jovens provenientes de todo o mundo num encontro que, no âmbito do tema “Youth on the move” e sob o lema “Fazer mais…fazer melhor…ir mais longe”, promoveu reuniões, workshops e seminários nas mais diversas áreas de intervenção da Cruz Vermelha. A partilha de experiências, a diversidade cultural e a grandiosidade do evento foram as primeiras impressões deixadas pelos representantes portugueses, mas todos os momentos foram registados no blog especialmente criado para o efeito:
http://diariosolferino2009.blogspot.com

O evento terminou com a realização de mais uma edição da Fiaccolata, a que se juntaram mais alguns elementos da Juventude Cruz Vermelha, que viajaram desde o nosso país para tomar lugar nesta celebração. Com efeito, todos os anos, desde 1992, membros provenientes dos mais diversos pontos do planeta juntam-se através de uma marcha com tochas que une Solferino e Castiglione delle Stiviere e assinala o percurso percorrido na Batalha de Solferino no socorro aos feridos, reacendendo o espírito humanitário que esteve na base do Movimento. É um momento único que se reveste de especial importância para todos os que diariamente vestem a camisola ao serviço das diferentes Sociedades Nacionais, mas que não passa despercebido aos habitantes locais, que enfeitam as suas casas com os emblemas do Movimento e saúdam os participantes nas ruas. Por todo o lado se sentiu o espírito Cruz Vermelha e mais do que nunca vive-se aqui a Força
do Movimento."
Teresa Pereira






Sem comentários:

Em breve: Jogo da Alimentação Saudável