quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Madeira apoia as vítimas do temporal

No passado dia 20 de Fevereiro, a Ilha da Madeira foi atingida pelo pior temporal dos últimos 100 anos. O Funchal e a Ribeira Brava foram os concelhos mais assolados pelo temporal, tendo sido registadas perdas humanas e avultados estragos materiais.
ACruz Vermelha Portuguesa, através da sua Delegação da Madeira, está a prestar apoio à população, em coordenação com a Protecção Civil e Segurança Social.
A Cruz Vermelha Portuguesa e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estão a acompanhar a evolução da situação na Ilha, no sentido de vir a determinar futuros apoios às vítimas do temporal.

Como apoiar as vítimas do temporal na Ilha da Madeira
Poderá fazê-lo para a conta da CVP – Delegação da Madeira, destinada às vítimas das intempéries:
NIB 0033 0000 0000 3425 4590 5 (Banco Millennium BCP)
Para transferências Internacionais: IBAN PT50 0033 0000 0000 3425 4590 5

A Cruz Vermelha Portuguesa agradece a solidariedade de todos os portugueses.

Fonte: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/noticias/not_22fev10.asp

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Comunicado do Presidente Nacional sobre o 145.º Aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa

Este ano, a Cruz Vermelha Portuguesa completa 145 anos de existência.
Estando o país e o mundo numa situação de grave crise – os desafios são grandes e as necessidades são muitas – não faz sentido fazermos comemorações excessivas.
No entanto, e porquê o dia 11 de Fevereiro não deverá nunca deixar de ser assinalado como a data de fundação da Cruz Vermelha Portuguesa, aproveito a oportunidade para me dirigir a todos os voluntários e funcionários desta Instituição, agradecendo a colaboração prestada ao serviço das nossas nobres causas humanitárias.
Penso também que nunca é demais relevar a mensagem da campanha “O nosso mundo. A sua acção.”, recordando, a propósito, as palavras escritas por Henry Dunant: “Todos podem, de uma forma ou de outra, cada um na sua esfera de acção e dentro das suas próprias limitações, fazer algo para que o bom trabalho prossiga.”
Temos a responsabilidade colectiva de fazer do nosso mundo um local melhor. Está nas mãos de cada um, como indivíduo, actuar e fazer algo para ajudar os outros. Todos podemos fazer a diferença.


Lisboa, 11 de Fevereiro de 2010


Luís Barbosa
Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa

Fonte: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/noticias/not_11fev10.asp

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Actividade do Colorir o Sábado

No passado sábado, 13 de Fevereiro, véspera do "Dia dos Namorados", a actividade do grupo das crianças mais crescidas do Colorir o Sábado dedicaram-se a reflectir e escrever sobre o amor.
Embora seja um tema muito amplo, as crianças dedicaram-se sobretudo à poesia que deixaram os voluntários surpreendidos.
É de salientar que foi tudo imaginação das crianças, sem "ajuda" dos voluntários.







Colorir o Sábado - V edição

O projecto "Colorir o Sábado", é um espaço de lúdico-pedagógico, dinamizado pelos voluntários da Juventude Cruz Vermelha.
Tal como o nome indica, realiza – se aos sábados, num apartamento situado no bairro onde residem as crianças, o que permite uma intervenção de maior proximidade.
É uma resposta complementar aos serviços existentes no concelho e promove, nas crianças, o desenvolvimento de competências pessoais e o relacionamento interpessoal.
Embora se direccione para as crianças no sentido de as educar para uma cidadania consciente e responsável, há de salientar que os voluntários que fazem parte deste projecto, aprendem e criam fortes laços de afectividade com estas crianças o que contribui para a formação de um grupo coeso.

Neste novo ano lectivo 2009/2010, devido a haver muitas crianças do bairro a quererem participar no Colorir, decidimos criar dois grupos de crianças, das mais crescidas e das mais novinhas.
Sendo assim, e para começar a V edição em grande, foi feita a abertura oficial para os pais e crianças em Novembro, onde foram recordadas as actividades da edição anterior no vídeo que se seguem.
O vídeo é um bocado extenso mas mesmo assim não conseguimos apresentar as actividades todas. Vale a pena espreitar =)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rescaldo do Recital de Piano

A Juventude Cruz Vermelha de Fafe comemorou o seu 5º aniversário com um magnífico recital de piano que encheu o Teatro Cinema de Fafe
O professor Marian Pivka, discípulo de Vera Gornostaeva iniciou o concerto em homenagem à mestre pelo seu octagésimo aniversário.
A seguir Ava Passos, André Silvrestre, João Pedro Almeida, Pedro Emanuel Pereira tiveram actuações brilhantes, sendo estes artistas que já foram laureados em concursos nacionais e internacionais.

O dinheiro angariado neste recital reverte a pavor das actividades da JCV Fafe.
Fafe aderiu de forma calorosa ao concerto de comemoração de mais um aniversário, pelo qual a JCV agradece.




Em breve: Jogo da Alimentação Saudável