segunda-feira, 30 de março de 2009

"A brincar descobre como te alimentar" nas Escolas EB 2,3 de Montelongo e Revelhe

A JCV Fafe esteve presente na Escola EB 2,3 de Montelongo e na Escola EB 2,3 de Revelhe para mais acções do Jogo sobre a alimentação saudável "A brincar descobre como te alimentar".
As respectivas acções foram dinamizadas por 5 voluntários e chegaram a cerca de 50 crianças que se mostraram muito motivadas e animadas na realização do jogo. Segundo os professores presentes, "é um jogo muito dinâmico e muito atractivo para as crianças. É através destes jogos que se passam conhecimentos às crianças, principalmente sobre o tema da alimentação pois cada vez há mais crianças obesas".
No fim, foi oferecido às crianças uma pulseira, um panfleto informativo e um mini-tabuleiro do jogo que as crianças adoraram.
Mais umas acções bem sucedidas.



Acção de sensibilização na Escola EB 2,3 de Gandarela

No passado dia 26 de Março, 4 Voluntárias da Juventude Cruz Vermelha de Fafe dirigiram-se à Escola EB 2,3 de Gandarela onde fizeram duas acções de sensibilização da origem/missão da Cruz Vermelha e também sobre o voluntariado na Delegação de Fafe e na Juventude Cruz Vermelha de Fafe.
Nas duas acções estiveram presentes alunos do 5º e 6º ano, assim como os respectivos professores, que demonstraram muito interesse na acção.
As voluntárias foram muito bem recebidas e presentiadas pela respectiva acção.
A JCV Fafe agradece os simpáticos gestos por parte da escola que deram ainda mais força aos voluntários para continuar a sua missão e o seu excelente desempenho.

Três acções de "A brincar descobre como te alimentar"

Clique para aumentar.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Acções de sensibilização na Escola Prof. Carlos Teixeira

A Juventude Cruz Vermelha de Fafe esteve presente na Escola Prof. Carlos Teixeira nos dias 2, 3 e 5 de Março onde se realizaram 4 acções de sensibilização sobre a origem/missão da Cruz Vermelha e também sobre o Voluntariado na Delegação de Fafe e na Juventude Cruz Vermelha de Fafe. Estas acções foram realizadas por duas Voluntárias da JCV Fafe a pedido de professores da respectiva escola que no âmbito da disciplina de Área de Projecto estão a abordar o tema das ONG – Organizações Não Governamentais.
A Juventude Cruz Vermelha concorda que “estas acções são muito enriquecedoras a nível pessoal e, para além de passarmos a nossa mensagem também podemos recrutar mais voluntários para as nossas actividades”.
Quem quiser ser voluntário tem de passar na Delegação de Fafe para preencher uma ficha de inscrição.
Para mais informações, a Juventude Cruz Vermelha de Fafe pode ser contactada pelo email:
nfafejuventude@hotmail.com



domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

A Mulher é um ser humano que merece ter a sua dignidade e ser respeitada. O dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher e serve para lembrar a todos que a Mulher tem os seus direitos e, sem ela, o Homem não existia. A Mulher é, sem margem para dúvidas o Sexo Forte!
E fica aqui, para os mais esquecidos ou desatentos, os direitos das Mulheres:

1. Direito à vida.
2. Direito à
liberdade e à segurança pessoal.
3. Direito à
igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação.
4. Direito à liberdade de pensamento.
5. Direito à
informação e à educação.
6. Direito à
privacidade.
7. Direito à
saúde e à proteção desta.
8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua
família.
9. Direito à decidir ter ou não ter
filhos e quando tê-los.
10. Direito aos benefícios do progresso científico.
11. Direito à
liberdade de reunião e participação política
12. Direito a não ser submetida a
torturas e maltrato.

Porém, há ainda Mulheres que por variados motivos sofrem de vários tipos de violência. Têm de saber dizer NÃO! Para essas Mulheres, fica um pequeno vídeo que pode marcar a diferença.

(Contém imagens que podem ser chocantes)

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=08dQTjj3jlU

Linha SOS Mulher - 808 200 175

terça-feira, 3 de março de 2009

"A nossa terra quer..." da SIC - Colorir o Sábado da JCV Braga

O projecto "Colorir o Sábado" da Juventude Cruz Vermelha de Braga foi seleccionado para o programa "A Nossa terra quer...'' da SIC!


Este é um projecto de intervenção Comunitária, que tem como principal objectivo a inclusão social de crianças dos 6 aos 8 anos de familias de baixo rendimento económico , através do desenvolvimento de competências com a ocupação de tempos livres num periodo onde não ocorrem outro tipo de respostas sociais típicas. A juventude Cruz Vermelha elaborou o projecto "Colorir o Sábado", que pretende colmatar a falta de apoio a crianças e tentar preencher os tempos mortos com actividades lúdicas e pedagógicas dinamizadas todas elas por equipas de voluntários com idades entre os 16 e 27 anos na maioria estudantes. o projecto "Colorir o sábado" inscreve-se na realidade do Distrito de Braga e mais concretamente na zona urbana da cidade no Bairro de Sta Tecla, marcadamente associado ao tráfico de estupefacientes, ao baixo nivel social e a familias de étnia cigana. Os principais objectivos são desenvolver aptidões e interesses nas crianças, ocupar os tempos livres minimizando os comportamentos de risco, e estimular o gosto pela leitura, pela escrita, pelas actividades fisicas,expressão musical, novas tecnologias, sensibilização para o ambiente e desenvolvimento das relações interpessoais.






A JCV Fafe apoia este projecto a 100%. Assim, pedidmos a todas as pessoas que liguem para o nº 760 206 001 (custo da chamada 0,72€) para apoiarem este projecto.

É um valor reduzido mas que pode mudar a vida de muitas crianças! Votem!
Em breve: Jogo da Alimentação Saudável